Exposição na Japan House São Paulo apresenta o universo da caligrafia japonesa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição na Japan House São Paulo apresenta o universo da caligrafia japonesa

Dando continuidade às expressões da filosofia essencial para compreensão do Japão, a Japan House São Paulo apresenta de 02 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2021, a exposição gratuita e inédita O caminho de Shoko Kanazawa. Desta vez, a instituição cultural oferece mostras do Shoko, a caligrafia, uma manifestação poética e filosófica extremamente conhecida e popular no Japão. Na mostra serão exibidas obras de Shoko Kanazawa, que utiliza técnicas e saberes milenares e os atualiza, trazendo seus conceitos para a contemporaneidade.

Escrita com o uso do sumi (tinta preta) e pincéis variados sobre o papel japonês, a arte da caligrafia é considerada uma metáfora para a própria vida. Assim, alternam-se pinceladas fortes com outras mais delicadas, produzindo diferentes efeitos conforme a velocidade, o ritmo, a pressão sobre o papel, o intervalo entre traços e o próprio material utilizado.

Na exposição instalada no piso térreo da Japan House São Paulo serão exibidas 11 obras – minuciosamente selecionadas. Dez pergaminhos e um biombo, muitos deles de grande escala com até dois metros de comprimento, que fazem parte do repertório de trabalhos de Kanazawa, que pratica, sobretudo a caligrafia performática, fazendo uso de grandes pincéis que demandam um envolvimento direto de todo seu corpo na aplicação da tinta sumi sobre o papel.