Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Professor, quais são os tipos de exercícios que meus filhos podem praticar? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Professor, quais são os tipos de exercícios que meus filhos podem praticar?

Essa é uma pergunta muito boa, e muito importante de ser respondida, mesmo porque todos nós temos que praticar alguma atividade física, pois, comprovadamente faz bem!

Começando pelos nossos bebês, eles podem ser iniciados em modalidades esportivas como natação já aos 6 meses, pois a partir desta idade muitos tipos de vacinas já foram tomadas e as possibilidades de infecção já estão mais distantes, cuidado com os ouvidos apenas. Uma das melhores atividades físicas para crianças de 2 e 3 anos é brincar no parque, no quintal, na cama…. Pular, correr, mexer com os braços, se familiarizar com os movimentos diversos que pode fazer é muito importante para preparar a criança para uma futura escolinha, seja ela de futebol, balé, vôlei ou judô. Atividades estas que podem estar na sua vida bem cedo também. Os professores estão cada vez mais capacitados e as atividades coletivas bem orientadas desenvolvem muito seu filho, desde a melhora na comunicação quanto a relação de movimento conhecendo cada vez mais o mundo externo (melhora da psicomotricidade geral).

Passada essa fase, vem o início da adolescência, neste instante, é importante respeitar a vontade da criança adolescente, deixar ela escolher a atividade ou modalidade que gosta mais, pode ser até o treinamento de força (musculação), desde que respeitada a orientação dos Profissionais de Educação Física, pois estes prescrevem na medida certa os exercícios, preparando cada vez mais a estrutura músculo-esquelética para a fase adulta.

Estimule sempre seu filho a se movimentar, evite o sedentarismo e a obesidade. Praticar esportes sempre será bom, desde que bem orientado.

 

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992915166