Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Quais são as atividades físicas mais recomendadas para os adultos? E para os idosos? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Quais são as atividades físicas mais recomendadas para os adultos? E para os idosos?

O nosso corpo, na fase de adolescência se desenvolve bastante, até chegar na idade adulta já bem preparado para todos os desafios desta época de vida. A nossa estrutura está no auge de desenvolvimento e o metabolismo está na sua melhor fase. Mas, como tudo na vida tem seus altos e baixos, o nosso corpo começa a decrescer ao chegarmos a idade adulta. Lógico que logo após a adolescência, essa queda do metabolismo é muito pequena, quase imperceptível. Mas com o passar do tempo começamos a perceber que nosso organismos já não é o mesmo daquela época de ¨jovem¨.

Precisamos então, nos manter desenvolvidos, e para isso, devemos trabalhar,amar,dormir, se exercitar, tudo na medida certa, até o fim.

Com relação às atividades físicas, estas devemos fazer objetivando a saúde e porque não, o prazer. O vôlei de praia, por exemplo, é uma atividade física de extremo prazer, pois desafia os atletas a ganhar e os preparam para a derrota, além de movimentar bastante o corpo e desenvolvê-lo também, melhorando o condicionamento cardiorrespiratório e resistência muscular.

Mas o tempo é cruel, e faz o nosso metabolismo baixar, nossas taxas ficam modificadas, nossa força diminui.  Nosso corpo precisa de movimentos que estimulem esse danado de metabolismo a se manter em níveis bons. E o treinamento de força é o mais recomendado para isso. A musculação é saudável para os adultos e idosos sem restrições médicas por mexer positivamente nas nossas estruturas ósseas.

Na medida do possível, os idosos precisam se movimentar. Não precisa ser na academia, pode ser em casa mesmo, converse com um Professor de Educação Física e ele lhe mostrará que dá pra se exercitar no seu lar e aumentar sua qualidade de vida.

Todavia, algumas pessoas não gostam de musculação. Eu sugiro que mudem sua rotina, que façam atividades diversas; hidroginástica, pilates, artes marciais, dança e tênis são apenas alguns exemplos de atividades que devemos fazer, mas o principal é respeitar nosso corpo e o nosso limite, uma pessoa de 75 anos normalmente não tem o ritmo de uma com 40 anos. Portanto, saber dosar a intensidade se faz importantíssimo nessa hora, o importante é não deixar de se movimentar e sempre estimular nosso metabolismo.

 

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmailcom

Contato 81 992915166