Coluna Fique em Forma com Cláudio Vida - Atividade Física e Exercício Físico, o que são? Qual o melhor para você? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vida – Atividade Física e Exercício Físico, o que são? Qual o melhor para você?

Manter o corpo em movimento é um consenso entre todos. Caminhadas, descer e subir escadas, futebol, academia… Certamente isso nos faz bem. Mas o que deve ser considerado exercício físico e atividade física?

Os movimentos naturais do dia-a-dia, o passeio de bicicleta, a ida caminhando para pegar o filho no colégio são alguns exemplos de atividade física. A atividade física envolve movimentos relacionados com a sociedade e ambiente, pode ser indicada por qualquer profissional da saúde. É muito importante para pessoas que querem sair do sedentarismo, ajuda na prevenção contra o câncer, a hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral e cardiopatias. Deve ser incorporada a sociedade, a não ser que se tenha uma outra atividade constante na vida, que é o Exercício Físico.

Quando a atividade física é planejada e direcionada com o objetivo de melhorar as nossas valências físicas como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando de exercício físico, este deve ser prescrito por um Profissional de Educação Física.

Qual seria o melhor? Não exatamente existe um melhor, tanto a atividade física quanto o exercício físico nos promove um bem muito grande. Porém, o exercício físico abrange as atividades físicas, e ainda as complementa.

Nunca podemos nos esquecer da importância de nos mexer, tanto praticando atividade quanto exercícios físicos, mas regularmente, e pelo menos 150 minutos por semana, isso faz parte da nossa manutenção da saúde e qualidade de vida.