O software que realiza leitura labial através da câmera do celular e transcreve as falas
Estabelecendo-se como uma das mais avançadas ferramentas de leitura labial por visão computacional já criadas, foi desenvolvido por cientistas especialistas em acessibilidade para computadores um software que promete revolucionar a forma da interação humana com a tecnologia.
Nomeado de LipType, a ferramenta se baseia em um sistema para leitura labial, originalmente pensado como um recurso de acessibilidade, estendendo suas aplicações como um mecanismo de privacidade e até de segurança em situações de perigo.
O aparelho se apoia nas câmeras dos smartphones e no tratamento de algoritmos para identificar falas, e, em seguida, transcrevê-las, funcionando para todos, inclusive para pessoas que precisam enviar mensagens privadas em ambientes públicos ou em uma reunião, possibilitando a emissão de palavras sem soltar qualquer tipo de som, já que o algoritmo trabalha arduamente para identificar cada uma das palavras pronunciadas pelo seu usuário.
Também foi constatado que o LipType analisou 58% mais rápido as falas e com 53% mais de precisão que qualquer outro aparelho ou produto disponível hoje em dia no mercado, incluindo em condições de baixa luz e em ambientes cheios.