Fundação Edson Queiroz promove exposição virtual que conta a história do pensamento da arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Fundação Edson Queiroz promove exposição virtual que conta a história do pensamento da arte

A exposição que celebra os 50 anos da Fundação Edson Queiroz, instituição que possui sua sede na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), reunirá mais de 100 obras de diferentes artistas, períodos e técnicas. Nomeada de “50 Duetos – 50 anos da Fundação Edson Queiroz”, a mostra traz uma história do pensamento da arte, visando abrir o caminho para novos raciocínios e instigar o público à reflexão, com trabalhos emblemáticos que transcorreram desde o século XVII até a arte contemporânea, suscitando debates que permeiam diversas áreas do conhecimento.

“Figuras Femininas”, c.1900, de Belmiro de Almeida

Segundo Lenise Queiroz Rocha, presidente da fundação, em tempos desafiadores que a humanidade está enfrentando, a arte torna-se ainda mais essencial diante do ímpeto de afirmação de vida, e que dela provém o poder terapêutico e o olhar sensível que o mundo está precisando. Dentro do acervo da exposição, que exibirá obras importantes de artistas que fizeram história e deixaram seu legado, encontramos personalidades como Antonio Bandeira, Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Irmãos Campana, Geraldo de Barros, Raoul Dufy, Sérgio Helle, Tarsila do Amaral e muitos outros. A exposição, que tem curadoria de Denise Mattar, será aberta com um conjunto de litografias de Salvador Dalí, pintor espanhol conhecido pelo seu trabalho surrealista, que dialogará com uma escultura do austríaco-brasilero Xico Stockinger, que se destacou como um dos principais escultores modernos brasileiros, a partir do tema Dom Quixote.

“Perfil V”, 1984, de Ibere Camargo

Dentre toda a duração da exposição, que contará a história da arte mostrando sua história de pensamento, outros duetos de artistas serão realizados, cada um acompanhado de textos especialmente concebidos para a mostra, acompanhados de referências e links sugeridos através do uso de QR Codes, para ser complementado com áudios, vídeos e músicas, sendo uma experiência totalmente enriquecedora. A exposição abrirá no dia 1º de abril, pelo site da unifor.br, e fica em cartaz no espaço físico da fundação até 23 de dezembro.