Primeiro hotel flutuante do mundo que gera sua própria energia
Em diversos locais do mundo, as casas auto suficientes energeticamente já são realidade, porém quando se trata de hotéis o assunto ainda é novidade pela grande demanda de energia que consome. Pensando nisso, o escritório de arquitetura turco Hayri Atak Architectural Design Studio projetou um hotel flutuante ecológico, no Catar.
A tecnologia do empreendimento consiste em um sistema giratório próprio, para gerar energia elétrica, podendo também ser movido para qualquer lugar através de um sistema controlado por computador que é configurado para manter automaticamente a posição e direção. O projeto também inclui 55 turbinas eólicas verticais, com arquitetura pensada para gerar eletricidade e servir como guarda-sóis para os hóspedes.
Com design de categoria cinco estrelas, o hotel possui área de cerca de 34,9 mil metros quadrados, idealizado com 152 quartos, telhado de vidro, piscinas coberta e ao ar livre, sauna, spa, academia, campo de minigolfe e outras áreas de atividades. Outras medidas ecológicas para o local são coletores de água da chuva, sistema de purificação de água do mar, sistema de aproveitamento de resíduos alimentares e tratamento de efluentes.