Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Atividade Física e o combate da Covid-19 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Atividade Física e o combate da Covid-19


A maioria dos malefícios do sedentarismo
são conhecidos da população: aumento de peso, doenças cardiovasculares como infarto e AVC, diabetes tipo 2, apneia do sono… A “novidade” da pandemia é que essas comorbidades podem catapultar um paciente acometido pela Covid-19 para um estágio mais grave. Isso nos faz associar a falta de atividade física com maiores complicações e pior prognóstico da infecção pelo novo coronavírus.

Um estudo francês evidenciou a necessidade de ventilação profunda maior em pacientes acima do peso, chegando a 87,5% em pacientes obesos grau 2 para Covid-19 e o risco para hospitalização foi 32% maior para pessoas inativas, o que consta na revista SOCESP, que trata a relação Covid-19 com doenças cardiovasculares.

O combate a uma doença sobre a qual a ciência ainda conhece pouco requer medidas que defendam nosso corpo. A Atividade Física feita de forma regular se mostra uma excelente aliada.

A qualquer momento e independentemente da idade, a adoção de hábitos saudáveis tende a trazer longevidade e qualidade de vida. Quanto maior o nível de atividade física, maior o efeito protetor sobre eventos cardiovasculares e mortalidade. Além da melhora na função cardiovascular e imunológica, exercitar-se contribui com a saúde mental, ajudando a reduzir sentimentos como estresse e ansiedade, comuns em tempos de isolamento social.

A Covid-19 está nos obrigando a repensar hábitos. De certa forma, o momento é propício para reajustarmos rotinas, mantendo nossas escolhas saudáveis.

Utilize o exercício como uma forma para mudarmos essa história positivamente.

Serviço

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram: @claudiovidal.personal

Email: claudio1personal@gmail.com

Contato: (81) 99292-5166