General Electric anuncia desenvolvimento de microchip que detecta qualquer tipo de vírus ou bactéria pairando no ar - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

General Electric anuncia desenvolvimento de microchip que detecta qualquer tipo de vírus ou bactéria pairando no ar

Foi anunciado que está em estado de desenvolvimento um novo sensor potencialmente inovador que pode ser encaixado em aparelhos eletrônicos usados pelos seres humanos no dia a dia, como smartphones e relógios inteligentes. Este lançamento tem como objetivo principal a detecção de vírus ou bactérias específicos que estão pairando no ar, em alguma superfície ou até mesmo na respiração de seu usuário.

Homem olhando para o celular enquanto usava máscara médica | Foto Premium

Caracterizado como um microchip menor que uma moeda, que em suas camadas mais profundas possui espaços chamados de “nanopoços” ou poros super minúsculos, que tem um tamanho tão reduzido que apenas vírus e bactérias conseguem adentrar, o dispositivo possuirá em sua base um solvente orgânico, substância química orgânica que apresenta certa volatilidade e solubilidade sendo utilizadas como diluentes, dispersantes ou solubilizante, que é customizado especificamente com ácidos nucléicos para fazer com que o vírus/bactéria detectado grude em sua superfície.

O que estão nos ensinando errado sobre o Coronavírus? | VEJA RIO

Quando algo fixa no chip, o mesmo utiliza um eletrodo presente em sua base para disparar eletricidade, criando uma impedância elétrica natural, simbolizando que apenas a resistência da eletricidade fluindo através de qualquer substância pode ser medida com muita precisão, e essa medição é que indicará se o que foi capturado é um vírus ou não. Esta tecnologia, que tem mediação para estar pronta em no máximo dois anos, podendo ser carregada com seu usuário 24 horas por dia, poderá ser otimizada para detectar uma gripe sazonal ou até mesmo a próxima pandemia, informa a empresa responsável por sua criação, a General Electric.

Pessoas vacinadas precisam continuar usando máscara. Entenda o motivo |  Super

Além disso, cada chip lançado é personalizado para um vírus, mas a empresa também está cogitando lançar um chip que pode detectar vários tipos de vírus em apenas um produto.