Museu do Estado de Pernambuco reúne obras de artistas pernambucanos em mostra sobre o Carnaval - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Estado de Pernambuco reúne obras de artistas pernambucanos em mostra sobre o Carnaval

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) abre suas portas nesta quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, para a exposição “EVOÉ! É Carnaval em Pernambuco!”. A inauguração está marcada para as 19h e o período de visitação se estende de 26 de janeiro a 17 de março, oferecendo uma oportunidade única para os amantes da arte e da cultura mergulharem na riqueza visual do Carnaval pernambucano.

A mostra, fruto da parceria entre o MEPE e o Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC), apresenta 32 obras de artistas renomados, incluindo Lula Cardoso Ayres, José Claudio, Bajado, Marisa Lacerda, Mauricio Arraes, entre outros. Esses pintores capturam em suas telas a energia efervescente dos Carnavais saudosos, proporcionando uma panorâmica única das manifestações culturais de Pernambuco.

A exposição não se limita às pinturas, pois também traz peças originais do Caboclo de Lança, Rainha e Rei do Maracatu, Papangus de Bezerros, Blocos Líricos, Afoxé e outras expressões culturais que enriquecem a herança festiva do estado. O público é convidado a participar ativamente, trazendo suas indumentárias e histórias para contextualizar as tradições que formam o Carnaval pernambucano.

A música, elemento fundamental do Carnaval, ganha destaque na mostra, homenageando compositores como Nelson Ferreira, Claudionor Germano e Capiba. O Espaço Pasárgada contribui com a exposição do livro “Carnaval” do poeta Manuel Bandeira, completando um século em 2024. Poemas como “Os Sapos”, “Bacanal” e “Poema de uma Quarta-Feira de Cinzas” transportam os visitantes para a atmosfera carnavalesca descrita pelo escritor modernista.

Imagem meramente ilustrativa

A exposição visa ser um convite à reflexão sobre a trajetória visual e cultural do Carnaval pernambucano. Por meio de acervos ricos e diversos, a mostra celebra a continuidade das tradições, a inovação artística e a intemporalidade de uma festa que pulsa em cores vibrantes nos corações pernambucanos.

A abertura oficial da exposição ocorre nesta quinta-feira, às 19h, e promete ser um marco na celebração da cultura carnavalesca pernambucana. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail museu.mepe@gmail.com ou seguir as redes sociais @museudoestadope e @culturape para mais informações e atualizações sobre o evento.

 

SERVIÇO

Quando: 26 de janeiro a 17 de março

Onde: Museu do Estado de Pernambuco – Av Rui Barbosa, 960, Graças

Horário: Terça a sexta das 9h às 17h; sábados e domingos das 14h às 17h

Ingressos: A partir de R$ 5

Informações: (81) 3184-3170