CCBB apresenta exposição inédita dos últimos 40 anos da arte contemporânea brasileira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

CCBB apresenta exposição inédita dos últimos 40 anos da arte contemporânea brasileira

Com curadoria de Raphael Fonseca e passeando pela produção artística brasileira desde 1981, foi anunciado a abertura de uma exposição inédita no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, que traz um panorama da arte contemporânea brasileira dos últimos 40 anos.

Foto: Rafael Chvaicer e Ana Viotti

Nomeada de “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”, a mostra é concretizada como uma das mais importantes coleções de arte privada do mundo, apresentando 119 obras de 68 artistas pertencentes à coleção do casal carioca, onde, nos últimos anos, se concretizaram na lista dos 200 maiores colecionadores de arte do mundo, por um levantamento feito pela prestigiosa revista ARTnews.

Azulejaria com Incisura Vertical: óleo sobre tela de Adriana Varejão -

Foto: Romulo Fialdini/Divulgação

A visão cultural que o casal possui vai muito além de ceder obras para mostras individuais e coletivas em museus no Brasil e ao redor do mundo, tendo em vista que o próprio José Olympio contribui para vários institutos no exterior, participando de seus conselhos, onde no Brasil, é presidente da Fundação Bienal de São Paulo e participa do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

Foto: Renato Parada

O conceito da mostra chama a atenção dos visitantes para a importância do colecionismo do Brasil, onde na coleção são encontrados trabalhos que possuem uma relação direta com seus colecionadores, e a mesma ocupará as oito salas do primeiro andar no CCBB RJ a partir de núcleos temáticos, com obras de importantes artistas, de diferentes gerações, contemplando 40 anos da arte contemporânea brasileira. Além disso, a exposição também conta com obras em diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia.

Eduardo Berliner 

A exposição abriu as portas ontem, 14 de abril, onde o CCBB RJ está seguindo as medidas de segurança sanitária, com a entrada concedida apenas pelo agendamento online, controle da quantidade de pessoas, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e sinalizadores de distanciamento social. 

Foto: Paulo Costa