Museu do Futuro em Dubai está em fase de conclusão e apresenta arquitetura inovadora - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Futuro em Dubai está em fase de conclusão e apresenta arquitetura inovadora

Buscando tornar palpável um empreendimento que representa a visão de Dubai sobre o futuro, através de uma expressão urbana com linguagem arquitetônica, foi anunciado o projeto do inovador Museu do Futuro, que está em sua fase de conclusão, prestes a ser inaugurado.

Abrigando um espaço de exposições que tenham uma visão de futuro, a estrutura do museu é definida por uma geometria suave e coberta por caligrafia, com o toro empoleirado verticalmente representando a capacidade da humanidade de inovar e construir além dos limites da engenharia atual.

Museum of the Future | ATELIER BRÜCKNER

O interior do museu celebra o potencial inovador das cidades, onde abriga três elementos principais que fazem parte do conceito do projeto, sendo o primeiro a colina verde, concretizado como um espaço onde os visitantes podem desfrutar do ambiente de parque dentro do museu, o museu em si, que celebra o espaço físico, e o vazio, que representa o desconhecido e aqueles que buscam navegar no ainda não descoberto, desbravando novos horizontes e ideias que ajudam a guiar a humanidade em direção a um futuro melhor.

Além disso, o Museu do Futuro conta com uma programação acima e abaixo do solo, onde uma estrutura de pódio de três andares embutida abaixo da colina verde abriga um lobby, um auditório, cafés, restaurantes, lojas, e estacionamento, e acima do pódio os espaços abrigam 12.000 metros quadrados divididos em sete andares. Além disso, os idealizadores do museu também reafirmam a preocupação do estabelecimento com a sustentabilidade, revelando que o design, a fabricação e os recursos operacionais são os mais ecológicos possíveis, usando as tecnologias mais inovadoras, recebendo a certificação LEED. Com uma ideia promitente e vanguardista, este projeto promete ser mais do que um ícone cultural, mas também um exemplo promissor de avanços na engenharia para o futuro.

Notus Composites completes final shipment for Dubai Museum of the Future ⋆  Basalt.Today [2021]