Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - DIU: metodo anticoncepcional seguro e eficaz - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – DIU: metodo anticoncepcional seguro e eficaz

Cada vez mais as mulheres estão procurando conforto e qualidade de vida. Os estudos, a formação profissional e o trabalho têm tomado espaço, fazendo com que os planos para engravidar apareçam mais tarde, com a vida profissional e emocional estabilizada. Para isso, a sexualidade e tranquilidade não precisam ficar de lado. Para essas mulheres o Dispositivo Intra Uterino (DIU) se torna uma excelente opção contraceptiva.

O DIU é o método mais comumente usado de contracepção reversível de ação prolongada. Tem alta eficácia e segurança, facilidade de uso e excelente custo-benefício. É uma opção não cirúrgica para a prevenção da gravidez tão eficaz quanto a laqueadura tubária ou vasectomia. O dispositivo não enfrenta problemas que possam diminuir sua ação comparando com as pílulas orais como o esquecimento de tomar, o uso de medicações que possam diminuir o metabolismo da droga ou absorção diminuída em pacientes com doenças intestinais ou diarreia. Apresentam pouquíssimas contraindicações, sendo inclusive indicado para adolescentes que já iniciaram a vida sexual ou mulheres que nunca tiveram filhos.

A inserção do DIU é simples, na maioria das vezes no próprio consultório, e podem durar de 05 a 10 anos, a depender do tipo: com Cobre ou com o hormônio Levonorgestrel. Ambos similarmente eficazes como contracepção. A decisão de qual será a opção de dispositivo melhor para cada mulher é individualizada, conforme a avaliação médica.

Os contraceptivos orais, implantes e demais métodos sempre terão a sua indicação. Procurar o seu médico sempre é a melhor opção para decidir o melhor método para você.

Lembrar sempre que a prevenção das infeções transmitidas pelo sexo também faz parte dos cuidados com a sua saúde sexual. Para isso existe o PRESERVATIVO. Ele deve ser usado independente do método contraceptivo que a mulher já faça uso e também pode evitar gestação, em caso de relação sexual não planejada.

 

Cuidem-se! E, cuide da sua qualidade de vida!

 

Dra. Maria Carolina Valença*

CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instragram @dracarolvalenca