Cervejaria artesanal lança cerveja a base de soja tendo como principal característica a cremosidade
Uma cervejaria artesanal mato-grossense está chamando a atenção da mídia e da sociedade, principalmente após o lançamento de uma cerveja que possui um ingrediente não muito convencional em sua composição, a famosa soja, utilizada geralmente na produção de alimentos como chocolate, temperos prontos e massas. Estabelecido como o estado que possui a quinta maior produção da oleaginosa no Brasil, o Mato Grosso do Sul é a casa da fábrica da Moagem, que teve a inauguração de sua loja realizada em agosto do ano passado.
Nomeada de Soy Bier, a bebida teve o pontapé inicial para o seu desenvolvimento há 12 anos atrás, e seus fabricantes tiveram que estudar uma proporção e uma forma de utilizar a soja no processo de produção para que o resultado final fosse palatável e interessante, tendo em vista que o sabor da oleaginosa não é muito atrativo.
Foto: Cervejaria Moagem/ Divulgação
O dono da cervejaria, Felipe Zuffo, revelou que para desenvolver a bebida, obteve a orientação de seu pai, Nilson Zuffo, agrônomo especialista no melhoramento genético da oleaginosa. Além disso, a cerveja possui um estilo American Lager leve e refrescante, com o corpo mais avantajado e uma espuma extremamente cremosa, sendo sua principal característica.
Foto: Felipe Zuffo / Arquivo Pessoal
Dentre as mais de 40 cervejas fabricadas pela Moagem, algumas se destacam por conterem em sua composição ingredientes típicos do Mato Grosso do Sul, como a guavira e o tereré. Possuindo cerca de 4 mil litros já produzidos, a Soy Bier é a representação do foco do público atualmente, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais voltados para produtos que fujam do tradicional, e por isso o toque regional faz toda a diferença.
Foto: Felipe Zuffo / Arquivo Pessoal