Bienal de Veneza irá revelar a primeira vila para humanos na superfície da Lua - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Bienal de Veneza irá revelar a primeira vila para humanos na superfície da Lua

Podendo ser o início de uma das experiências nunca vivida antes, o escritório Skidmore, Owings and Merrill, irá revelar o projeto do primeiro assentamento humano na superfície da Lua, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza 2021, entre os dias 22 de maio a 21 de novembro.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Agência Espacial Europeia e consiste em um vilarejo, apelidado de Moon Village. O Vilarejo será apresentado na exposição Life Beyong Earth, em português ‘Vida Além da Terra’, por meio de maquetes arquitetônicas, renders e animações digitais, oferecendo uma experiência realista.

O projeto explora quais seriam os fatores necessários e desafios para manter grupos de seres humanos no espaço de forma permanente, sendo um objetivo real de futura vivência. A proposta também inclui a instalação de uma aldeia situada na orla da cratera Shackleton, região da Lua que é iluminada pela luz do Sol durante todo o ano lunar.

A Aldeia é formada por residências em forma de módulos, que serão conectadas entre si e contarão com três a quatro andares, divididos entre áreas de trabalho, quartos e espaços para o controle ambiental e à manutenção da vida no espaço. A Aldeia também contará com torres de comunicação nas regiões mais altas do terreno, os módulos também foram pensados de forma flexível, para que possam ser facilmente expandidos.