Exposição reúne 103 obras de artistas negros contemporâneos em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição reúne 103 obras de artistas negros contemporâneos em São Paulo

Sinônimo de representatividade, a Exposição Enciclopédia Negra, na Pinacoteca, em São Paulo, apresenta obras de artistas negros contemporâneos invisibilizadas pela história ao público, e segue até o dia 8 de novembro. A exposição tem o intuito de expor um desdobramento do livro dos pesquisadores Flávio Gomes e Lilia M. Schwarcz e do artista Jaime Lauriano, publicado pela Companhia das Letras neste ano, que também deu origem ao nome da exposição.

Ao todo, a mostra reúne 103 obras expostas pelo livro, com 36 artistas contemporâneos que foram convidados a produzir os retratos, como Antonio Obá, Arjan Martins, Dalton Paula, Desali, Igi Ayedun, Juliana dos Santos, Moisés Patricio, Mulambö e Sonia Gomes.


A mostra está dividida em seis núcleos temáticos, entre eles os Rebeldes, Personagens Atlânticos, Protagonistas Negras, Artes e Ofícios, Projetos de Liberdade, e Religiosidades e Ancestralidades, carregando diversidade. As obras foram especialmente produzidas para o projeto e foram doadas ao museu pelos artistas, que integrarão a coleção da Pinacoteca.