Olivas de Gramado é o primeiro empreendimento de olivoturismo do Rio Grande do Sul e reúne o melhor da gastronomia colonial - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Olivas de Gramado é o primeiro empreendimento de olivoturismo do Rio Grande do Sul e reúne o melhor da gastronomia colonial

Reunindo o melhor da culinária típica dos imigrantes alemães, italianos e portugueses, em um local com uma paisagem espetacular e que abriga uma fazendinha de mini animais, é encontrado o primeiro empreendimento de olivoturismo do estado do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

A degustação de azeites, espécie de óleo vegetal apreciada em muitas mesas ao redor do mundo, é nos dias de hoje, desconhecida por boa parte da população, tendo em vista que a degustação de vinhos é mais popular e bem difundida. O azeite vem da azeitona, fruto da oliveira, e por isso, não há dois azeites com o mesmo sabor, da mesma forma que os vinhos nunca serão idênticos.

Parque Olivas de Gramado tem tour com degustação e atrações para toda família

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

A degustação de azeite combina técnica e sensibilidade para descrever, avaliar e classificar diferentes azeites de ambientes distintos, preparados de maneiras opostas, onde cada um revela a sua própria combinação de aromas, texturas e sabores em uma explosão de estímulos.

Olivas de Gramado | Restaurante Colonial

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

O azeite e a oliveria fazem parte de uma cultura milenar, e sua degustação aborda aspectos como acidez, sabores, aromas e cores. Pensando nisso, o espaço que possui 110 hectares em um terreno que metade é área de preservação ambiental é um destino espetacular para adquirir boas experiências.

Olivas de Gramado | Restaurante Colonial

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

Nomeado de Olivas do Gramado, o local abriga uma plantação de mais de 12.000 oliveiras de 6 variedades diferentes, e todos os ingredientes e insumos usados são direto da Região de Petrópolis, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e da própria horta, valorizando sempre os pequenos produtores.

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

Os visitantes podem desfrutar de experiências únicas com uma programação que envolve uma visita a fazendinha com mini animais, trilhas de ecoturismo, piquenique na beira da montanha, passeio rural com visitação a plantação de oliveiras, degustação sensorial, música ao vivo no pôr do sol e apreciação da gastronomia típica colonial. 

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado

Localizado na Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808, Linha Bonita, o local está abrindo normalmente todos os dias das 10h às 18h, e os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou no parque.  

Azeite e oliveiras: Gramado terá parque de olivoturismo | Qual Viagem

Foto: Divulgação / Olivas de Gramado