Valentino apresenta coleção pré-outono ressignificando o conceito de identidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Valentino apresenta coleção pré-outono ressignificando o conceito de identidade

Com uma série de peças individuais que sublinham a humanidade única e não clichê de cada mulher e sua representação não estereotipada da feminilidade, foi apresentada a coleção de pré-outono da maison italiana Valentino.

Foto: Divulgação

Desenvolvida pelo prestigiado estilista italiano Pierpaolo Piccioli, a coleção ressalta, mais uma vez, a linha de pensamento que a Valentino vem construindo ao longo dos últimos dois anos, salientando os conceitos de identidade, humanidade e radicalismo, dando uma dimensão mais humana e menos glamouroso ao acervo de Valentino.

Foto: Divulgação

Segundo o próprio Piccioli, hoje, mais do que nunca, a estética é determinada pela identidade, e para tornar os códigos e valores da label pertinentes para o momento atual, com o desenvolvimento das coleções ele pretende manter um controle firme da identidade enquanto muda seus significantes, dando-lhes uma nova atribuição, falando por meio de interpretações mais pessoais e individuais.

 

O desfile das peças foi filmado em um palácio romano vazio, com uma luz mediana que colabora para uma aura pictórica e metafísica, prestando uma homenagem contundente à cultura da alta-costura da Valentino, mesmo com roupas para o dia a dia. 

Foto: Divulgação

Peças com bordados dégradé em macro lantejoulas, nós de lã, missangas, tafetá feito a mão, intarsia de renda, rosetas bouillonné, apliques de fio e enfeites feitos por meio de técnicas de entalhe complexas foram o destaque, sendo roupas do dia a dia mas com um conforto luxuoso.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Piccioli, este é um momento em que a humanidade é primordial, e todo o discurso cultural sobre inclusão, aceitação, aumento das diversidades e a liberdade de se expressar, trata-se apenas de colocar a humanidade a frente e no centro, como um valor social, político e não negociável, por isso, o conceito vanguardista da coleção.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação