Vinho do Porto anuncia lançamento de drinks à base de vinho branco com água tônica - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vinho do Porto anuncia lançamento de drinks à base de vinho branco com água tônica

Com intuito de criar novas formas de consumo que permitam conquistar relevância junto ao público jovem, o Instituto do Vinho do Douro e Porto, que cuida da regulamentação e promoção do Vinho do Porto, autorizou as vinícolas a comercializarem o Portonic. A novidade consiste em um drink à base de Vinho do Porto Branco com água tônica, na forma de coquetel pronto, em latas ou garrafas.

A iniciativa se trata da primeira denominação de origem no mundo, criada em 1756, sendo considerada uma novidade ousada. Nos últimos cinco anos, a categoria teve, em 2018, o seu melhor desempenho, com vendas acumuladas de 862 mil litros ao exterior. Agora o Portonic promete alavancar ainda mais o sucesso na marca, por meio do coquetel que mistura o Vinho do Porto branco com água tônica, em uma proporção de um terço do vinho fortificado com dois terços de água tônica.

Outra referência entre os vinhos do Porto, é a The Fladgate Partnershigp, proprietária de marcas como Taylor’s, Fonseca e Croft. A Taylor’s também reivindicou o pioneirismo da Portonic moderno, por conta do lançamento de seu porto branco Chip Dry, em 1934, uma versão que reforçou a vocação fresca e de aperitivo do coquetel.