Empresa lança sapatos inteligentes para ajudar deficientes visuais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Empresa lança sapatos inteligentes para ajudar deficientes visuais

Oferecendo novas possibilidades de aprimorar suas condições e qualidade de vida segura, a Tec-Innovation, empresa austríaca que foca na transformação tecnológica industrial, criou sapatos inteligentes com sensores ultrassônicos visando ajudar deficientes visuais ou com baixa visão.

Os sapatos inteligentes, apelidados de InnoMake, foram desenvolvidos para fornecer informações sobre obstáculos de até quatro metros de distância e profundidade do ambiente, substituindo acompanhantes ou cães guias, mostrando ser uma tecnologia muito produtiva, que oferece mais autonomia ao usuário. O destaque do InnoMake é sua capacidade alternativa de substituir as bengalas, possibilitando um visual até mesmo mais moderno, com inovações tecnológicas, sendo um meio de promover a inclusão social.

Atualmente o modelo disponível conta com sensores para detectar obstáculos e avisa o usuário por meio de vibração e um alerta sonoro emitido pelo celular. A Tec-Innovation também já está trabalhando em uma versão mais avançada, que incorpora câmeras e inteligência artificial para detectar não apenas obstáculos, mas também a natureza que está à frente do usuário. Os interessados já encontram o InnoMake sendo vendido na Áustria, e em breve a alternativa estará acessível para deficientes visuais do mundo todo.