Comemorando o aniversário da Catedral da cidade de Metz, exposição francesa reúne obras de Chagall - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Comemorando o aniversário da Catedral da cidade de Metz, exposição francesa reúne obras de Chagall

Reunindo cerca de 250 obras, desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, vitrais e colagens, foi anunciado uma mostra que celebra o 800º aniversário da Catedral da cidade de Metz, juntamente com uma homenagem ao pintor, ceramista e gravurista judeu russo-francês, Marc Chagall.

Foto: Divulgação

A Catedral de Santo Estêvão, situada na cidade de Metz, na França, foi construída no século XIV e possui 118,3 m de altura, sendo caracterizada como a principal igreja da cidade e uma das obras mais belas e majestosas da arquitetura gótica francesa, impressionando a visitantes e turistas com seus vitrais, que cobrem uma área de 6.500 metros quadrados, sendo o maior vitral gótico da Europa. 

Catedral de Santo Estêvão em Metz: 10 opiniões e 31 fotos

Catedral de Santo Estêvão / Foto: Divulgação

Já Marc Chagall foi um dos pintores mais importantes do movimento artístico e literário do Surrealismo, com obras que apresentam de forma poética a beleza do cotidiano em uma unidade entre a realidade e a fantasia. 

Marc Chagall - 1019 obras de arte - pintura

Marc Chagall / Foto: Divulgação

Com curadoria de Elia Biezunski, a exposição foi nomeada de “Marc Chagall, passer de lumiére”, e aborda obras do mestre das cores que renovou a arte sacra em meados do século XX, onde, de acordo com a própria Biezunski, Chagall dialogava com os mestres vidreiros que interpretavam seus modelos como os músicos interpretam as partituras, para em seguida, ir atrás e colocar a sua marca. 

Exposição na França celebra os vitrais de Marc Chagall - Cultura - Estadão

Foto: Divulgação

O artista iluminou os vitrais da Catedral, e se alimentava tanto das cores do fauvismo como das cores das gravuras populares russas de sua infância, que justapõem cores muito contrastadas. A exposição será realizada no Centro Pompidou-Metz, no leste da França, e estará disponível para visitação até 30 de agosto. 

Exposição na França celebra os vitrais de Marc Chagall - Cultura - Estadão

Foto: Divulgação