Museu do Louvre realiza exposição para conscientizar sobre o tráfico de bens culturais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Louvre realiza exposição para conscientizar sobre o tráfico de bens culturais

Considerado o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico, o Museu do Louvre, localizado em Paris, sendo um marco central da cidade, apresenta sua nova exposição que busca sensibilizar e contra-atacar, aprimorando obras expostas de forma invendável. 

De polêmica à ícone: os 30 anos da pirâmide do Louvre | Touch of Class

Foto: Divulgação

A exposição está localizada na seção de antiguidades do museu, e aborda o tráfico de bens culturais, tendo como uma de suas atrações principais a deusa do submundo na mitologia grega Perséfone, também considerada a deusa da agricultura, das estações, das flores, dos frutos, das ervas e da fertilidade, que foi apreendida em 2012 no aeroporto de Roissy, em Paris. 

Foto: AFP

Com o objetivo principal de alertar sobre o comércio ilegal de bens culturais, que movimenta quase 10 bilhões de dólares anuais de acordo com a UNESCO, segundo o curador do museu Ludovic Laugier, exibir essas obras é uma grande estreia na França. 

El tráfico de antigüedades, objeto de una exposición inédita en el Louvre |  Metro Libre

Foto: AFP

A exposição também possibilita que os visitantes presentes escanear códigos QR Code para acessar o que foi apelidado como “listras vermelhas”, que inclui bens roubados e categorias de obras altamente valorizadas pelo comércio do tráfico, listados pela Interpol e pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).