Instituto Tomie Ohtake promove exposição que retrata as transformações das criações de Di Cavalcanti - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Instituto Tomie Ohtake promove exposição que retrata as transformações das criações de Di Cavalcanti

Contando com aproximadamente 23 trabalhos produzidos pelo artista, o Instituto Tomie Ohtake, que se destaca por ser um dos raros espaços da cidade de São Paulo especialmente projetado, arquitetônico e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, apresenta sua mais recente exposição.

Exposição gratuita reúne murais de Di Cavalcanti em São Paulo - Casa Vogue  | Arte

Foto: Divulgação

Considerado um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920, o pintor, desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista poeta e doutor honoris Di Cavalcanti é o destaque da exposição que retrata as transformações do artista ao decorrer dos anos, ressaltando a brasilidade moderna de suas criações. 

Imagem representativa do artigo

Di Cavalcanti / Foto: Correio da Manhã/Acervo Arquivo Nacional

Com curadoria de Ivo Mesquita, a exposição foi nomeada de “Di Cavalcanti, Muralista”, e é estruturada em ordem cronológica, dividida em dois momentos: de 1925 a 1950, e de 1950 a 1976, onde a linha do tempo permite acompanhar o universo do pintor e entender sua relação com os elementos cotidianos que conduziam suas obras. 

Exposição gratuita reúne murais de Di Cavalcanti em São Paulo - Casa Vogue  | Arte

Foto: Divulgação

Di Cavalcanti, em sua produção, se atentava principalmente para a formação de um repertório visual ligado à realidade brasileira, compreendendo a arte como uma forma de participação social, valorizando temas de caráter realista e voltados para a construção da identidade nacional. A exposição estará disponível até 17 de outubro, podendo ser visitada entre terça-feira e domingo, das 12h às 17h. 

Exposição gratuita reúne murais de Di Cavalcanti em São Paulo - Casa Vogue  | Arte

Foto: Divulgação