Nova Iorque recebe icônica retrospectiva da Dior - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Nova Iorque recebe icônica retrospectiva da Dior

 

Depois de exibições de sucesso em Shanghai, Paris e Londres, chega aos Estados Unidos a exibição “Christian Dior: Designer of Dreams”, que conta com mais de 200 peças de alta costura em seu acervo. A retrospectiva sediada no museu do Brooklyn contará ainda com vídeos e fotos arquivados, rascunhos, perfumes e acessórios.

Vestido New Look

Os objetos exibidos foram largamente retirados do acervo do designer e incluem peças icônicas, como o vestido “New Look”, criado em 1947. A exibição busca explorar os mais de 70 anos de história da marca, além de trazer elementos das diversas fontes de inspiração que Dior já levou à sua marca e trabalho, como elementos da natureza e flores.

Dovima with elephants, Dior evening dress
Foto: Richard Avedon 1955


O átrio central do instituto de Belas Artes foi transformado num “jardim encantado”, e visitantes da exibição também terão acesso a uma réplica de um atelier de Christian Dior, e várias galerias adjacentes, dentre as quais podemos destacar uma seção inteiramente dedicada a vestidos Dior usados por grandes estrelas, que variam desde a eterna musa Hollywoodiana e princesa Grace Kelly até Jennifer Lawrence, uma das queridinhas do momento.

Foto: Divulgação


A versão nova iorquina da exibição contará com elementos de diversos fotógrafos renomados, como Annie Leibovitz, Henry Clarke e David Chapelle. Um grande destaque será a apresentação de uma das fotografias mais clássicas associadas à marca, “Dovima with Elephants, Evening dress by Dior”, tirada em 1995.


A curadoria da exibição foi feita pelo Florence Mûller, um estudioso da marca e curador de arte têxtil para o Denver Art Museum e pelo curador sênior de moda e cultura material, Matthew Yokobosky. 

Maria Grazia Chiuri Foto: Divulgação

 

A exibição contará com uma justaposição interessante de trabalhos recentes e antigos, e designs criados pelo próprio Dior e também por seus sucessores, como Yves Saint Laurent e a atual diretora de criação, Maria Grazia Chiuri. Ela funcionará no museu do Brooklyn entre os dias 10 de setembro de 2021 até 22 de fevereiro de 2022, e o ingresso estará disponível para vendas a partir de 10 de junho.