Lista de vinhos nacionais para quem quer iniciar no mundo do vinho - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Lista de vinhos nacionais para quem quer iniciar no mundo do vinho

Escolher um vinho não é uma coisa fácil para um iniciante. São tantas variedades e opções que torna-se díficil acertar de primeira. Pensando nisso, montamos uma lista de boas opções de rótulos nacionais tintos, brancos e rosês para você não ter mais nenhuma dúvida e fazer bonito. Deguste, harmonize e aproveite!

Foto: Divulgação

Tintos

Cabernet Franc – Don Giovanni

Vinho leve e mais suave que se destaca por não causar a sensação de secura normalmente associada aos vinhos tintos, ideal para acompanhar carnes com tempero mais presente.

Cuvée Giuseppe Cabernet Sauvignon – Miolo

Rótulo altamente aromático e ligeiramente amadeirado, com um sabor levemente frutado, que vai muito bem com carnes suculentas grelhadas ou assadas, como uma boa picanha ou costela ou risotos.

Fausto Merlot 2019 – Pizzato

Vinho encorpado, mas muito bem equilibrado. Não é tão suave, então a sugestão é que seja harmonizado com carnes de molhos mais leves e sútis e menos pesadas e gordurosas no corte.

Merlot Rastros do Pampa – Guatambu

Vinho vibrante e de sabor frutado forte. Melhor equilibrado com frango, faisão, porco ou outras carnes de caça.

5) Rar Collezione Pinot Noir – Miolo

Tinto ácido na boca e leve no paladar, sem sensação de secura e altamente recomendado para iniciantes. Harmoniza perfeitamente bem com aves e cogumelos.

Foto: Divulgação

Brancos/Rosé

1) Cave Amadeu Rústico Nature – Família Geisse

Vinho encorpado, rico em sabor e aroma. Perfeito para entradas de pães e crus, como presuntos e carpaccios.

2) Dádivas Blanc de Chardonnay Brut – Lídio Carraro

Espumante muito bem equilibrado, com um aroma que remete a flores e frutas brancas como pêra. Acompanha massas e risotos.

3) Fausto Brut Rosé Tradicional – Pizzato.

Seco e delicado ao mesmo tempo, com um gosto que permanece na boca por um bom tempo depois do gole. Ideal para peixes e frutos do mar e algumas sobremesas.

4) Prosecco – Salton
Vinho de uma uva só conhecido pela leveza. Harmoniza com canapés;

5) Almadén Riesling – Miolo

Leve, suave e cítrico, além de extremamente versátil. Acompanha saladas à perfeição, além de peixes, canapés e queijos frescos.