Museu de Arte do Rio promove exposição com obras históricas e contemporâneas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu de Arte do Rio promove exposição com obras históricas e contemporâneas

Promovendo uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais, o Museu de Arte do Rio, mais conhecido como MAR, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), inaugurou recentemente uma exposição que reúne obras históricas e contemporâneas.

Foto: Leonardo Finotti

Nomeada de “Imagens que não se conformam”, a exposição dispõe de uma coleção de obras mais antigas que podem vir para o presente, e de acordo com o sócio do IHGB Paulo Knauss, as imagens não se conformam, são sempre incompletas, justificando que nem tudo cabe em uma imagem e, politicamente, elas vão ficando restritas a história dos vencedores, das pessoas da nobreza.

Foto: Leonardo Finotti

Aproximadamente 200 itens estarão disponíveis para visualização, entre eles vídeos, fotografias, pinturas, manuscritos, lambe-lambes e esculturas, tendo como destaque o crânio do homem de Lagoa Santa, uma das raridades da coleção, símbolo da história da ciência no Brasil do século XIX e com cerca de 11 mil anos. A exposição também é composta por outras peças que surpreendem, como a pá que Dom Pedro II utilizou para inaugurar a obra da primeira estrada de ferro brasileira.

Foto: Leonardo Finotti

O MAR está localizado na Praça Mauá, e possui projeto arquitetônico do escritório carioca Bernardes + Jacobsen, abrigando um complexo de 15 mil metros quadrados que inclui oito salas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em quatro andares. Os dois prédios que formam o MAR são unidos por meio de uma praça, uma passarela e uma cobertura fluida em forma de onda, transformando-os em um conjunto harmônico.

Foto: Leonardo Finotti

A exposição ficará disponível para visitação até outubro, recebendo os interessados de quinta-feira a domingo, das 12h às 17h, admitindo apenas 20 pessoas por vez, seguindo as normas de segurança estabelecidas pela OMS, exigindo o uso de máscaras e o distanciamento social.