Com 11 mil documentos, Acervo Digital de Vinicius de Moraes é disponibilizado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Com 11 mil documentos, Acervo Digital de Vinicius de Moraes é disponibilizado

Estabelecido como um dos mais famosos compositores da música popular brasileira e um dos fundadores do movimento musical Bossa Nova, o poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes foi um dos mais célebres artistas do país, e ressaltando o seu legado que perdura até hoje, foi anunciado que seu acervo será disponibilizado de forma digital. 

Vinicius de Moraes

Foto: Divulgação

Dividido em três seções, sendo elas as Correspondências, Produção Intelectual e Documentos Diversos, o apelidado Acervo Digital Vinícius de Moraes reúne todo o conjunto de obras do carioca filho de Lydia Cruz de Moraes e de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, após um processo de digitalização que levou cerca de nove meses. 

Manuscrito da letra de “Insensatez” / Foto: VM Cultural DR

A neta do poeta, a cineasta Julia Moraes foi uma das colaboradoras do acervo, que conta com cerca de 11 mil documentos, incluindo o roteiro da obra de romance/drama Orfeu Negro, e manuscritos das letras das canções Insensatez, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Tarde em Itapuã, do poeta em colaboração com Toquinho, e Pela Luz dos Olhos Teus.

teste

Foto: viniciusdemoraes.com

Na seção Correspondências, estão destacadas as cartas trocadas por Vinícius com escritores como João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, nas quais discutem os poemas que produziam, juntamente com cartas de família. Já na seção Produção Intelectual, são dispostas as tentativas de poemas e composições, nas quais o carioca buscava encontrar a melhor palavra e a rima que se encaixasse melhor. Por último, a seção Documentos Diversos dispõe de folhetos, cadernos de anotações e um dossiê sobre a criação do Instituto Nacional do Cinema. 

Manuscrito da letra de “Pela luz dos olhos teus” / Foto: VM Cultural DR

O conteúdo está disponível para internautas desde 27 de maio, por meio deste site, juntamente com o podcast Caderno de Leituras Vinicius de Moraes, com textos de escritores como Eucanaã Ferraz e Noemi Jaffe.