Exibição de joias inspiradas no reino animal brilha no Museu de História Natural - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Exibição de joias inspiradas no reino animal brilha no Museu de História Natural

Nas vitrines do Museu de História Natural, brilham asas, presas e escamas. A coleção “Glittering Creatures, Jewelry Inspired by the Animal Kingdom”, abriu no último dia 12 numa galeria giratória do recentemente renovado Mignone Hall of Gems and Minerals. Mais de 150 espécies de animais estão representadas, o que pode surpreender um pouco: Quando pensamos em jóias de animais, a associação é muito mais feita aos queridos broches de borboleta ou brincos de abelha, mas não, a variedade é altíssima.

Foto: Divulgação

Desde um peixe espada da Tiffany datado de 1927 até um broche Cartier usado por Uma Thurman no Met Ball de 2016, tem para todos os gostos, de todos os tamanhos e épocas.
Aliás, várias das peças em exibição já enfeitaram celebridades.

Foto: Divulgação

Um anel de borboleta já adornou Beyonce, e outro no formato de pequena serpente fez parte da coleção particular de Elizabeth Taylor. Até mesmo um Flamingo da Duquesa de Windsor e que é o equivalente do mundo das jóias a uma Monalisa de tão fotografado e conhecido pode ser visto pessoalmente.

Foto: Divulgação

Uma das peças mais criativamente executadas da exibição é fruto de uma das imaginações mais ricas do último século, ninguém menos que Salvador Dalí. Quando questionada sobre a seleção, a curadora da exibição declarou que ser bonito não bastava: cada miniatura de animal dali tem alma e história.