Vinícola no caminho de Santiago é conhecida por enorme coleção de obras de arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Vinícola no caminho de Santiago é conhecida por enorme coleção de obras de arte

A Bodega Otazu, uma das mais conhecidas da Espanha, foi projetada inicialmente para ter um ambiente similar ao de uma catedral. A Vinícola já conta em seu território com uma igreja datada da Idade Média, do século 12, localizada no coração do terreno e ponto turístico frequente de fiéis ou viajantes que fazem o caminho de Santiago da Compostela.

Foto: Divulgação

Há ainda em seu terreno uma torre datada do século 14, a Torre Palomar, uma de uma cadeia de torres defensivas abundantes em toda a cordilheira Etxauri e ao redor de Pamplona, cidade em que a Bodega está localizada. Um verdadeiro palácio senhorial do século 16 encerra com chave de ouro os pontos turísticos históricos.

Foto: Divulgação

A Vinícola é uma das 14 da Espanha que possui reconhecimento de “Vinho de Pago”, a mais alta categoria que uma vinha pode receber e que permite produzir vinhos sob denominação protegida de “Pago de Otazu” , e o ambiente singular e repleto de arte produz vinhos cheios deliciosos e bem equilibrados, de qualidade inegável.

Foto: Divulgação

A vinícola sedia também o Museu de Otazu e a Fundación Otazu, criados pelo diretor da Vinícola Guillhermo Penso, com o objetivo de gerenciar sua enorme e crescente coleção de arte contemporânea. As atividades da fundação englobam programas educacionais e até mesmo um bienal internacional de escultura contemporânea. A Vinícola tem mais de 600 obras de arte espalhadas em seu território, dentre os quais se destacam trabalhos de artistas como Xavier Mascaro, Baltazar Lobo, Ai WeiWei e etc.