Estimulador de cérebros para manter pessoas acordadas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Estimulador de cérebros para manter pessoas acordadas

A empresa Norte-Americana ElectroCore lançou um dispositivo eletrônico que garante manter o usuário acordado a todo custo. O gadget tem o tamanho aproximado de um barbeador, e deve ser usado na região do pescoço. Ele funciona emitindo pequenas rajadas vibratórias que estimulam por um milissegundo o nervo vago, décimo dos pares de nervos cranianos e o responsável por controlar o estado de alerta. A utilização do aparelho não machuca e nem é incômoda.

Foto: Google

Se antigamente se pensava que para estimular quaisquer funções cerebrais seria necessário uma intervenção cirúrgica, hoje em dia um aparelhinho facilmente manuseável por qualquer pessoa já cumpre a função. A máquina está sendo bem recebida porque da mesma forma que a privação de sono causa danos para a saúde, modos comuns de se manter desperto como remédios estimulantes e abuso de cafeína também o fazem, além da comprovada criação de dependência.

Foto: Divulgação


Para provar que o dispositivo batizado de gammaCore de fato funciona, testes foram ministrados em 40 membros da Força Áerea dos Estados Unidos, e os soldados conseguiram se manter acordados por 34 horas seguidas, sem sinais de fadiga. Os pesquisadores querem em breve ampliar o campo de estudo para pessoas comuns que sentem dificuldades em se manter de pé e realizar as tarefas do dia-a-dia.