Vinícola espanhola é exemplo de arquitetura funcional - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Vinícola espanhola é exemplo de arquitetura funcional

Em Logroño, no coração da Região de Espoja, na Espanha, está localizada a sede da Bodegas Olarra, projetada em 1973 por Juan Antonio Ridruejo e considerada um exemplo de arquitetura otimizada a cumprir um propósito, no caso, o da melhor produção possível de vinho. Tudo no edifício corrobora para o resultado de safras excepcionais.

Foto: Divulgação

O elemento de maior destaque é sem dúvida as cúpulas hexagonais do teto da sala de barricas, construído assim para evitar mudanças súbitas de temperatura. O prédio gigante distribuído em três naves em forma de “Y” em torno de um espaço central que juntamente com um salão com capacidade de armazenar quase 30.000 barris compõem um fenômeno arquitetônico.

Foto: Divulgação

Uma escada conecta ao segundo andar da estrutura, que comporta um espaço para degustações e vários para reuniões, em torno de volumes em tons de vinho que dão ao conjunto uma luz suave e única. Materiais como vidro e madeira, quando somados à luz natural criam um espaço exótico onde o moderno e o tradicional se misturam. O Grupo Bodegas Olarra possui mais duas bodegas espalhadas pela Espanha, mas a de Logroño é tão singular que foi apelidada de “A catedral de Rioja”