Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Candidíase vaginal: transtorno frequente nas mulheres - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Candidíase vaginal: transtorno frequente nas mulheres

A candidíase vaginal extremamente comum entre as mulheres, fazendo com que 75% da população feminina tenha pelo menos um episódio durante a vida. Quando se tem a ocorrência de 4 ou mais episódios em 1 ano, dizemos que a candidíase é recorrente. Porém, a identificação do fungo de forma isolada num exame de cultura não quer dizer que a paciente esteja com infeção. Ele está presente em cerca de 25% das mulheres fazendo parte da flora normal, não precisando ser tratado.

 

A candidíase não é uma doença/infecção transmitida pelo sexo (DST), porém os parceiros de mulheres infectadas têm quatro vezes mais chances de serem colonizados geralmente pela mesma cepa. Muitas ocasiões o tratamento do parceiro como reservatório de contato da mulher pode ser necessário para que a mulher seja tratada, especialmente nas que apresentam infecção recorrente.

 

É uma situação muito desconfortável para mulher, que apresenta corrimento e coceira intensa. É muito importante que a paciente seja EXAMINADA nos episódios de candidíase para que o diagnóstico e tratamento sejam corretos, evitando uso de medicações não apropriadas, especialmente nos casos de infecções recorrentes.

 

A prevenção na maioria das vezes é com atitudes simples, como evitar roupas justas, apertadas ou molhadas, roupas sintéticas (preferir calcinhas de algodão), dormir sem calcinha, ter boa higiene íntima, mas não excessiva. Lembrar que em situações especiais, como após o uso de antibióticos para tratamentos de determinadas infeções ou pacientes imunodeprimidas, também é bem frequente a ocorrência da candidíase.

 

Ao menor sintoma de corrimentos genitais ou coceira, procure o seu ginecologista.  Cuidem-se!

 

Dra. Maria Carolina Valença*

CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Declaro não haver conflito de interesses com a indústria farmacêutica.

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE), Preceptora de ensino do CISAM/UPE e CAM/IMIP

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instragram @dracarolvalenca