MASP inaugura exposição que revisita ícone feminino da história da arte brasileira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

MASP inaugura exposição que revisita ícone feminino da história da arte brasileira

Com o objetivo de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, cultura e territórios, a partir das artes visuais, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), tornou-se, em 1947, o primeiro museu moderno no país, e para revisitar a trajetória de um dos nomes femininos mais importantes da arte do Brasil, abriu uma nova exposição. 

O Impossível (1940)  (Foto: Vicente de Mello , Ignez Ceglia Simões / Divulgação)

O Impossível 1940 / Foto: Vicente de Mello 

Nomeada como “Desejo Imaginante”, a mostra revisita a história de Maria Martins, escultora, desenhista, gravurista, pintora, escritora e musicista, sendo considerada uma das mais influentes surrealistas no Brasil, reunindo 60 trabalhos da artista e buscando mostrar como ela revolucionou a ideia de “trópicos” e negociou com diferentes imaginários. 

ESCULTORA DOS TRÓPICOS - Maria Martins: aclamada no exterior e abraçada por surrealistas -

Maria Martins / Foto: Elisa Gomes

Com curadoria de Isabella Rjeille, a mostra está disposta no Museu que, concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão, localizado na Avenida Paulista, 1.578, São Paulo, estando disponível até 30 de janeiro do ano que vem. 

FASES - À Esquerda, Uirapuru, de 1944; à direita, However!!, de 1947: a inspiração vinda de lendas amazônicas evoluiu para uma mitologia própria e composições imponentes -

Foto: Vicente de Mello