Trabalho de Claudio Maya pode ser conferido no Museu Nacional da República - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Trabalho de Claudio Maya pode ser conferido no Museu Nacional da República

O Museu Nacional da República (MUN) abre espaço para a retrospectiva do trabalho do designer, chargista e professor gaúcho Claudio Maya (1943-2020), que morreu de covid-19 no final do ano passado. O Lugar das Coisas É Onde Você as Pôs abre segue até 7 de novembro, reunindo 70 trabalhos, divididos entre cartazes, cartuns, charges, produtos editoriais e industriais.

Foto: Divulgação

A exposição, cujo título evoca a psique humana, tem curadoria de André Maya, filho do artista, também designer e professor da Universidade de Brasília (UnB), e de seu colega de instituição, Rogério Câmara. No trabalho de juntar as criações de Claudio Maya em muitas artes, rememorou as vivências de infância, com as quais aprendeu que o processo criativo começa muito antes de se tomar assento na prancheta ou na tela do computador, a partir da familiarização com materiais como: tintas, paletas de cor, lápis, canetas, borrachas e colas.

Foto: Divulgação

A exposição provoca o espectador a pensar os limites entre design e arte, já que Claudio Maya esteve entre as primeiras gerações formadas em design no Brasil e participou da construção desse campo no país.

Foto: Divulgação