Bienal de Arquitetura de Chicago começa nesta sexta-feira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Bienal de Arquitetura de Chicago começa nesta sexta-feira

A quarta edição da Bienal de Arquitetura de Chicago, que abre em nesta sexta-feira (17), concentra-se no não construído. Chamada de The Available City, a bienal de 2021 junta arquitetos e designers contribuintes com organizações comunitárias para imaginar – e, em alguns casos, implementar – novos projetos para os cerca de 10.000 terrenos baldios de Chicago.

Foto: Divulgação

O tema amplia o trabalho que o diretor artístico deste ano, David Brown, apresentou sob o mesmo nome como parte da bienal inaugural de 2015. Professor da Escola de Arquitetura da Universidade de Illinois em Chicago, ele tem explorado os usos de lotes vagos desde cedo, quando lecionou na Rice University na extensa Houston.

Foto: Divulgação

Os participantes da bienal de 2021 visitarão instalações de Englewood a South Loop, em terrenos abertos e em lojas vazias. Por exemplo, uma nova estrutura de jogo, projetada pelo Studio Barnes de Miami, será construída em um terreno de propriedade da Westside Association for Community Action. A instalação contará com uma pintura urbana em escala arquitetônica criada pela Outpost Office, uma empresa de design com sede em Columbus, Ohio.

Foto: Divulgação

A ideia é que bairros diferentes sejam apresentados na Bienal de Arquitetura de 2021 a cada fim de semana até outubro, com itinerários especiais para visitantes e programação adicional de parceiros da comunidade.