A nova lente EOS R dual-fisheye da Canon é considerada o que há de mais moderno no quesito de captação de imagens - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A nova lente EOS R dual-fisheye da Canon é considerada o que há de mais moderno no quesito de captação de imagens

Canon anunciou o que é sem dúvida o vidro mais estranho para seu sistema de câmera sem espelho EOS R: um olho de peixe 5,2 mm f / 2.8 duplo. As lentes fisheye têm 60 mm de distância e são projetadas para criar imagens 3D VR e conteúdo de vídeo.

Foto: Cannon

A Canon chama a Oculus Quest 2 como um destino potencial de hardware e diz que esta é “a primeira lente digital intercambiável do mundo que pode capturar imagens 3D estereoscópicas de 180 ° VR para um único sensor de imagem”.

Foto: Cannon

A princípio, as lentes terão compatibilidade apenas com a câmera EOS R5, que traz suporte para imagens em resolução 8K a 30 quadros por segundo, ou 4K a 60 quadros por segundo. Segundo a Canon, a construção interna do conjunto é capaz de oferecer um sistema óptico compacto, com prismas que fazem uma série de redirecionamentos do sinal de luz até o corpo da câmera. Como as imagens são voltadas para apenas um sensor, o trabalho de sincronização entre os dois lados da lente é muito facilitado.

Foto: Cannon

Além disso, o sistema ainda traz a possibilidade de ajuste individual do foco manual em cada um dos lados do conjunto de lentes, em conjunto com uma coroa tradicional para acerto de foco. A Canon aponta que o produto traz grande versatilidade, já que suporta diferentes condições de ambiente com aberturas de f/2.8 até f/16, e controle de exposição por meio de dois diafragmas eletromagnéticos. Ele ainda oferece resistência contra água e poeira.