Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Cuidando do ressecamento vaginal das mulheres com câncer de mama - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Cuidando do ressecamento vaginal das mulheres com câncer de mama

O ressecamento vaginal virá para praticamente todas as mulheres quando estão no climatério ou após a menopausa. Mulheres que tiveram câncer de mama podem ter esses sintomas de forma mais precoce quando o câncer acomete as pacientes que ainda não chegaram nessa fase, em consequência do tratamento, e sofrem mais para tratar por não poderem usar hormônios, mesmo por aplicação vaginal. Os hormônios são fundamentais para o reestabelecimento da elasticidade e lubrificação da vagina, restabelecendo o bom funcionamento do trato genital inferior.

Cada vez mais vemos pacientes jovens e que tem vida sexual ativa com câncer de mama. Os sintomas causados pela baixa de hormônios, induzida pelo tratamento do câncer, podem se tornar um tormento, comprometendo a qualidade de vida sexual e geral da paciente.

O uso regular de hidratantes vaginais a base de ácido hialurônico, associado a tecnologias como lasers de Erbium ou CO2 e radiofrequência fracionada, quando bem aplicados, podem resultar em melhora dos sintomas de ressecamento, baixa lubrificação e também de pequenas perdas involuntárias de urina.

O uso de lubrificantes durante a relação também ajuda, especialmente os preparados a base de água.

As mulheres em tratamento ou que tiveram câncer de mama devem se consultar com o seu ginecologista enquanto realiza o tratamento contra o câncer. Ou também pode conversar com seu mastologista e oncologista sobre o assunto. Afinal, o tratamento do câncer de mama envolve o tratamento da mulher como um todo.

Cuidem-se!

 

Dra. Maria Carolina Valença* CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca