Coluna Sua Saúde em Plenitude com Daniele Cardoso - Unha - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Sua Saúde em Plenitude com Daniele Cardoso – Unha

Com o avanço da tecnologia na ultrassonografia, hoje dispomos de aparelhos com transdutores de altíssima frequência (maiores que 18 MHz), capazes de detectar lesões submilimétricas, de até 1 mm.

O estudo de patologias nas unhas se faz através de exame físico, raspagens e biópsias, porém a ultrassonografia vem ganhando força.

A ultrassonografia de altíssima frequência é uma ferramenta adicional, capaz de localizar com precisão lesões nodulares, coleções e processos inflamatórios nas unhas, sem provocar dor no paciente e de forma fácil e segura.

Foto/ Fonte: Freepik

 

Dentre as lesões passíveis de diagnóstico temos os tumores malignos, abscessos, hematomas, unha encravada (onicocriptose), pseudotumores e tumores benignos, como por exemplo o tumor glômico.

Este tumor benigno de crescimento lento tem origem nos corpos glômicos responsáveis pela termorregulação e se encontram em maior número nas pontas dos dedos dos pés e das mãos, especialmente no leito ungueal (abaixo das unhas). Por ser um tumor raro, a taxa de diagnóstico incorreto é alta. A localização nas mãos é mais comum em mulheres, entre 30-50 anos.

Pacientes com tumor glômico referem dor e sensibilidade na unha, podendo apresentar alteração da cor (manchas eritematosas e azuladas na unha), unhas quebradiças (onicorrexe), rachaduras horizontais da unha (onicoesquizia) e separação da unha do sulco abaixo dela (onicólise).

A taxa de recorrência de 4–50% é encontrada apenas em caso de excisão incompleta ou diagnóstico perdido de pequeno tumor glômico coexistente no momento da cirurgia. Alguns estudos já demonstraram que a ultrassografia pré-operatória reduz essa taxa de recidiva.

 

 

Dra. Daniele Cardoso (CRM 13063)
Médica Radiologista

 

SERVIÇO

Av. República do Líbano, 251, Torre 4, sala 1122, Pina, Recife – PE

Telefone 81-4042.2525

@ultraplenna

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Freepik