Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda - A tendência do efêmero - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda – A tendência do efêmero

As redes sociais trazem um bombardeio de informações a cada novo dia.
Ao mesmo tempo que a velocidade das redes sociais são importantes pois informam em tempo real, disseminam tendências a nível global de forma instantânea, preocupa a duração delas.

Antes esperávamos pelo menos 1 mês pelo que as grandes revistas de moda iam estudar, maturar e apresentar como tendência de comportamento e consequentemente de moda. Hoje tudo é urgente, tudo é novo e em pouco tempo se torna velho, obsoleto. Viramos a sociedade do efêmero.

Importante destacar a importância da democratização de tendências, de tornar acessível a informação de moda, porém, é preciso colocar em xeque a absorção dessas informações, seus valores, duração e até onde esse ciclo nos leva no quesito consumo.

Como pode uma roupa comprada hoje ser descartada no mês seguinte por estar fora de moda em tão curto espaço de tempo? Tornamo-nos a sociedade do descartável.

E é aí onde entra o auto conhecimento, a importância do conhecer o estilo pessoal, para não se submeter sem critérios ao que é imposto pelas redes.

O grande ícone da Moda, Iris Apfel, afirma que ser Estilosa/o é diferente de ser fashionista. Quando se é fashionista, você é refém do que te impõem. Se você é estilosa/o vai selecionar o que/quais das tendências te agregam, te valorizam e, principalmente, te representam. Conhecer-se é o melhor caminho para não ser vítima da imposição ou influencia alheia sem questionar-se a respeito. Conhecer-se te faz autêntico – e não mais um entre tantos.

 

 

Serviço

Roberta Mégda
Consultora de Imagem | Estilo e Moda
Instagram: @robertamegda