A exposição Florae de Van Cleef & Arpels floresce em Paris - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A exposição Florae de Van Cleef & Arpels floresce em Paris

A Van Cleef & Arpels revelou uma exposição especial de joias montada em colaboração com Mika Ninagawa , uma fotógrafa japonesa conhecida por seu foco no brilho efêmero das flores. Instalada no Hôtel d’Évreux, na Place Vendôme de Paris, Florae reúne mais de 100 joias Van Cleef & Arpels dos anos 1920 até os dias atuais, todas unidas por uma das inspirações do famoso joalheiro francês: as flores.

Foto: Divulgação

A Van Cleef & Arpels deu carta branca a Ninagawa para criar uma exposição de seu trabalho apresentada ao lado de suas joias, que estão abrigadas em vitrines especialmente projetadas para se misturarem ao ambiente. O resultado é um passeio de sonho por um jardim incandescente e encantado repleto de cores elétricas supersaturadas.

Foto: Divulgação

A exposição é organizada em três partes, cada uma refletindo uma visão das flores compartilhada por Ninagawa e Van Cleef & Arpels. A primeira seção é dedicada a uma estética naturalista que ressalta as representações solicitadas pela realidade. A ênfase é colocada nas cores naturais e na anatomia da flora, das corolas às formas e texturas das pétalas. A segunda parte concentra-se nos buquês, destacando as joias de arquivo da coleção da maison que datam das décadas de 1930 e 1940. A ultima seção apresenta uma visão estilizada da flora, com representações realistas da natureza dando lugar a linhas gráficas, paletas marcantes e uma sensação de movimento.

Foto: Divulgação