Planasurf te leva para perto da vida marinha em praias cariocas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Planasurf te leva para perto da vida marinha em praias cariocas

A incrível sensação de estar voando embaixo da água sem fazer esforço algum, experimentando a ausência de gravidade enquanto observa a fauna marinha. Assim é o Planasurf ou como também é conhecido: voo submarino. O passeio começa em um barco pela costa do Rio de Janeiro e suas lindas Ilhas Tijucas ou Cagarras, um dos maravilhosos arquipélagos próximos da costa, sentindo a liberdade de nadar com golfinhos em uma experiência única.

Foto: Facebook

Uma prancha é rebocada por um barco em média por 20 minutos. A prancha usada tem um design que permite fácil controle, tanto para os lados como para subir ou descer na água. Segurando a respiração por alguns segundos, é possível mergulhar e emergir fácil e suavemente, planando na água enquanto é puxado por uma lancha.

Foto: Facebook

Cada prancha fica conectada à embarcação através de um longo cabo, o que permite a prática de manobras submarinas sensacionais ou simplesmente, um passeio se deixando levar. Além dos cardumes é possível cruzar com tartarugas e arraias. Toda vida marinha é amigável na região e não há tubarões.

Foto: Facebook

A prática é auxiliada por dispositivos inovadores como pranchas e bóias desenvolvidas para fluir sobre e sob a água e redirecionar com facilidade devido às forças hidrodinâmicas. Cada dispositivo é conectado por uma longa corda amarrada em uma das posições na popa de um barco adaptado, possibilitando puxar até 5 pessoas simultaneamente de forma suave e segura. O praticante apenas segura firme enquanto o barco puxa gentilmente a uma velocidade de aproximadamente 6 km/h. É fácil direcionar a prancha mantendo-se com a cabeça acima ou abaixo da linha da água conforme a vontade e capacidade do praticante sem maiores dificuldades.