Cidade das Artes de Diego Rivera é inaugurado no México e chama a atenção pelo grande acervo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cidade das Artes de Diego Rivera é inaugurado no México e chama a atenção pelo grande acervo

O sonho de Diego Rivera de um oásis urbano de arte tradicional mexicana foi finalmente realizado 80 anos após sua concepção. Chamada de “Cidade das Artes”, o complexo de 13 edifícios foi inaugurado neste fim de semana no Museu Anahuacalli. Com cerca de 64.600 pés quadrados de jardins, oficinas e espaços de performance e exposição para formar a micro-cidade-museu, está localizada no bairro de Coyoacán na Cidade do México.

Foto: Divulgação

Num manifesto escrito entre 1945 e 1950, Rivera escreveu que a Cidade das Artes uniria o artista da escola e da academia com o oleiro, com o tecelão, com o cesteiro, com o pedreiro, com tudo o que é uma expressão pura e elevada do povo do México. O artista morreu em 1957, antes que os planos para o primeiro projeto, o Museu Anahuacalli, fossem concluídos.

Foto: Divulgação

Em 1963, a filha de Rivera, Ruth Rivera Marín, trabalhou com os arquitetos Juan O’Gorman e Heriberto Pagelson para executar a visão de seu pai de um “templo” no estilo Tenochtitlan para abrigar 2.000 peças de sua coleção de arte pré-hispânica, agora o Museu Anahuacalli. Com um nome que significa “casa cercada por água” em nahuatl, a língua do povo asteca, Anahuacalli emprestou elementos de design de antigas pirâmides mesoamericanas e da arquitetura americana pré-guerra.

Foto: Monique Renne

O projeto inclui uma biblioteca, salas multifuncionais para pesquisa e produção de arte, uma nova esplanada e espaço de armazenamento para armazenar a coleção de arte e artefatos pré-hispânicos de Rivera com 50.000 peças.