Boijmans Van Beuningen do MVRDV reabre para o público - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Boijmans Van Beuningen do MVRDV reabre para o público

Vitrines de vidro cheias de obras de arte ocupam o centro do palco no Depot Boijmans Van Beuningen, um edifício de armazenamento de arte projetado pela MVRDV, que agora está aberto ao público em Rotterdam.

Foto: MVRDV

Anunciado como o primeiro depósito de arte acessível ao público, o edifício reúne toda a coleção de arte de 151.000 peças do vizinho Museu Boijmans Van Beuningen. Ao contrário da maioria dos depósitos de museus, este está aberto ao público. Ele permite que o museu revele toda a sua coleção, enquanto a maioria dos outros museus só pode apresentar cerca de 20 por cento ou menos em um determinado momento.

Foto: MVRDV

O MVRDV deu ao edifício uma forma de tigela, que é revestida com vidro espelhado, enquanto seu telhado é um jardim repleto de árvores. No interior, combina espaços de armazenamento com estúdios e galerias de restauração.

Foto: MVRDV

O interior é organizado em sete níveis principais, contendo 20 departamentos de depósito diferentes. Quatorze deles são usados ​​pelo museu, enquanto outros seis são alugados por colecionadores particulares. O nível superior possui um restaurante e espaço para eventos projetado pelo estúdio de design de Amsterdã, que se conecta com o jardim da cobertura do edifício, que possui bétulas, pinheiros e grama.