Exposição apresenta vida e obra de Francisco Brennand - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição apresenta vida e obra de Francisco Brennand

Uma exposição do artista plástico Francisco Brennand comemora os 50 anos da oficina que leva o nome do ceramista pernambucano. Com curadoria de Julieta González e Julia Rebouças, a mostra conta com 200 obras, tem o nome Devolver a Terra à Pedra que Era: 50 anos da Oficina Brennand e inclui peças inéditas.

Foto: Rômulo Chico

A exposição é composta por pinturas, esculturas, gravuras, serigrafias e documentos que contam a trajetória de Francisco Brennand. Além disso, apresenta um panorama das obras do acervo permanente do instituto, que abriga cerca de 3 mil peças de colecionadores e de museus de todo o país. Entre elas, a Série Amazônica, presente na Bienal de Arte de São Paulo de 1971, cujo título faz referência ao verso de João Cabral de Mello Neto no poema “O Ceramista”, dedicado ao artista pernambucano.

Foto: Rômulo Chico

O complexo que forma a Oficina Brennand fica no bairro da Várzea e é um dos maiores pontos turísticos do Estado. A mostra também conta a história do local, desde a ocupação por Francisco, em 1971, das ruínas da Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai, Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, em 1917. O objetivo do artista era transformá-la em ateliê para sua produção artística. Desde de 2019, o espaço é um instituto cultural sem fins lucrativos.

Foto: Rômulo Chico