Paraty, no RJ, é o destino ideal para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Paraty, no RJ, é o destino ideal para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre

São inúmeras as atividades esportivas e de lazer em Paraty. Além de concentrar belas paisagens de mar e montanha, a cidade histórica do litoral fluminense se consolida como um destino certo para quem gosta de praticar esportes.

Foto: Facebook

Em terra, as possibilidades abrangem trilhas a pé ou de bike, de diversos níveis, que também podem passar por praias e cachoeiras. Nesta modalidade o objetivo é sair do asfalto e explorar a floresta. O City Running Tour também é bastante procurado pelos esportistas que visitam Paraty, uma corrida de 5 quilômetros, em ritmo leve, pelo perímetro urbano da cidade, passando por algumas das principais atrações locais e seu entorno. Do Centro Histórico, os corredores sobem uma ladeira até o Morro do Forte, onde podem apreciar a vista panorâmica da Baía de Paraty e as praias da cidade.

Foto: Facebook

Mas as opções não param por aí o Bike Running Tour abrange as praias do Pontal e Jabaquara, além de pontos imperdíveis da cidade, antes de seguir para uma cachoeira no meio da mata. A maior parte do percurso é plana, com alguns pontos de subida. Para quem prefere trilhas a pé, vale lembrar que Paraty é um dos últimos redutos de Mata Atlântica do Brasil, com sua riquíssima flora e mais de 500 espécies de aves, das 2 mil existentes no país.

Foto: Facebook

Há percursos que levam a praias belíssimas ou terminam em picos com vistas memoráveis. A trilha da Praia do Sono, por exemplo, conduz a uma das praias mais belas de Paraty, a partir de uma caminhada leve, de pouco menos de 4 quilômetros, toda coberta pela copa das árvores. Dá para esticar até a praia da Ponta Negra, por mais 5 quilômetros, curtir um almoço caiçara e depois regressar a Paraty de barco.