Henriot lança coleção de espumantes vintage para brindar 2022 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Henriot lança coleção de espumantes vintage para brindar 2022

A casa de champanhe familiar, Henriot, fundada em 1808 rotulou o lançamento como Les Mémoires. Bastante adequada uma vez que a coleção é composta por três engarrafamentos que datam dos anos 50 e que remetem a distintos anos da vinicultura.

Foto: Henriot

Os champanhes, provenientes das safras de 1959, 1971 e 1981, foram envelhecidos por décadas nas adegas frescas e tranquilas de Henriot em Reims, no nordeste da França. A Maison diz que cada champanhe tem um sabor fresco, animado e vibrante, apesar de sua idade.

Foto: Henriot

O Cuvée Des Enchanteleurs 1959 é uma mistura em partes iguais dos seis crus históricos da casa que estiveram nas borras por 62 anos. A bebida oferece cítricos frescos no nariz enquanto no paladar revela uma estrutura complexa e encorpada e uma frescura notável. O final longo, por sua vez, promete notas de mel, figo e brioche. Da mesma forma, Cuvée des Enchanteleurs 1981 é 100% grand cru que foi envelhecido por 40 anos em borras. Definido por condições climáticas desafiadoras, este ano resultou em uma pequena colheita que rendeu vinhos escassos, mas de alta qualidade.

Foto: Henriot

Por fim, o Millésimé 1971 é uma mistura de grandes e premier crus que envelheceu meio século em borras. Uma safra muito difícil com um inverno frio e uma geada de primavera que destruiu a floração na maior parte de Champagne. A bebida tem aromas que incluem tomilho, pinho e fruta de caroço. Na boca é complexo e tem um final persistente.