Confira os detalhes da primeira exposição contemporânea do Neue Nationalgalerie de Berlim - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Confira os detalhes da primeira exposição contemporânea do Neue Nationalgalerie de Berlim

Projetado por Ludwig Mies van der Rohe e inaugurado em 1968 e após cinco décadas de uso intenso, o lendário David Chipperfield foi encarregado de renovar o edifício seis anos atrás. Apesar das inúmeras mudanças, o ícone com telhado de aço está finalmente aberto ao público mais uma vez.

Foto: Divulgação

A artista visual e cineasta ítalo-alemã Rosa Barba é a responsável pela primeira exposição a utilizar a nova estrutura do museu. A artista traz uma mostra com ideias que exploram a materialidade, os dispositivos, as condições de produção e a gramática do cinema.

Foto: Divulgação

Ao entrar no espaço, encontra-se uma estrutura de aço que faz referência a um design van der Rohe irrealizado. Este é o esqueleto para uma montagem da obra de Barba com 15 criações que foram reformuladas e readaptadas ao layout, sendo uma totalmente nova. É uma viagem e tanto explorar a relação entre artista e arquiteto, tempo e espaço. Barba oferece a oportunidade do espectador recriar suas ideias de som, imagem e escultura, em vez de propor como cada disciplina está interligada.

Foto: Divulgação