Casa Modico traz mais leveza e beleza a paisagem de São Miguel do Gostoso
No nordeste do Brasil, no litoral de São Miguel do Gostoso, sustentado pelo que é mais leve: o vento e as nuvens, fica a Casa Módico, um dos projetos recentes do Atelier Branco. O local é desenhado na paisagem como uma relação figura-fundo e percebe-se o desejo do Atelier Branco de criar ventilação natural cruzando todos os espaços da casa.
Foto: Atelier Branco
De fato, as divisões internas entre as salas comuns e privadas são delimitadas por um jogo de tijolos que cria um filtro entre os espaços e facilita a ventilação, a partir de grandes aberturas laterais. A leveza de viver nesses espaços é pontuada pelo ritmo da dança do ar, que sopra de uma forma arquitetônica precisa, quase pontuada e modelada pelo movimento do vento.
Foto: Atelier Branco
Dadas as características topográficas da área, é a seção que determina a resolução do projeto, dois volumes com a mesma forma arquitetônica dispostos em uma paisagem muito plana, elevada um metro acima do nível do mar.
Foto: Atelier Branco
Em torno desse sistema, quatro quartos idênticos se desenvolvem, independentemente da sequência da casa. Nesses quartos, a relação visual entre o interior e o exterior é filtrada por uma parede de ripas horizontais de madeira que produzem uma espécie de desbotamento na vibração do vento e da luz, que mantém contato com o elemento natural. A atmosfera obtida é mais íntima onde a simplicidade da forma e das cores: o branco das paredes, a madeira natural das persianas e o concreto cinza do piso são uma qualidade alcançada por um caminho e um projeto que não é simples, que pelo contrário exige maturidade, sabedoria e coragem.