Casa Godinho é patrimônio cultural imaterial da cidade de SP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa Godinho é patrimônio cultural imaterial da cidade de SP

A Casa Godinho foi fundada em 1888 por um imigrante português chamado José Maria Godinho. Até 1924, funcionou na Praça da Sé, até ser transferida para a rua Libero Badaró, 340. Desde então, funciona até hoje no endereço. O empório foi criado há mais de um século e é um remanescente do comércio paulistano à moda antiga e com características únicas.

Foto: Casa Godinho

Em 2013, a Casa Godinho foi declarada patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) e foi o primeiro estabelecimento comercial a receber esse título em São Paulo.

Foto: Casa Godinho

No espaço, grandes nomes da história basteciam suas casas. ​O tempo passou, mas a Casa Godinho se manteve como nos velhos tempos. Tudo continua lá: a balança de prata que pesa frutas secas e frios, o piso de ladrilho hidráulico e as prateleiras de imbuia do século 19, responsáveis pelo suave cheiro de madeira. Os produtos ainda são embrulhados em papel e os temperos são vendidos a granel, reforçando ainda mais o clima de mercearia de antigamente.

Foto: Casa Godinho

De fato, entrar na Casa Godinho é como uma viagem no tempo. Os clientes são remetidos ao passado e o atendimento cordial no balcão é sempre igual. Vale a pena conhecer o espaço e provar a empada, que já foi eleita a melhor da cidade pela revista Veja São Paulo.