Biblioteca em Pequim é um oásis de leitura e relaxamento - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Biblioteca em Pequim é um oásis de leitura e relaxamento

Depois de vencer um concurso internacional para o projeto da Biblioteca do Subcentro de Pequim em 2018, o estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta revelou sua estrutura envidraçada que aumentará 16 metros de altura até o final de 2022. Snøhetta não é estranho à construção de edifícios que abraçam ambientes naturais que incluem o uso de painéis de vidro maciços, como o exuberante espaço de escritório aberto na Áustria, bem como a cabana na árvore “The 7th Room” na Suécia.

Foto: Snøhetta 

Para imergir totalmente a biblioteca na paisagem, a equipe decidiu moldar a estrutura com uma infinidade de colunas em forma de árvore que lembram uma floresta. Com uma série de pilares sustentando todo o telhado, as colunas florescem sutilmente acima em formas esféricas que imitam o dossel de uma folha de ginkgo, enquanto servem como mecanismos para apoiar o clima da biblioteca, iluminação, desempenho acústico e descarte de água da chuva.

Foto: Snøhetta 

No local, os visitantes são recebidos por um amplo espaço aberto com formações de níveis semelhantes aos de arrozais com áreas específicas destinadas a áreas de estudo, espaços de leitura, salas de leitura e colecção de livros da própria biblioteca. Snøhetta desenvolveu camadas de degraus e postes em forma de árvore que permitem que os visitantes relaxem e apreciem a leitura como se estivessem sob uma árvore real. Todos os quais estão alojados dentro das paredes de vidro do chão ao teto, permitindo que a biblioteca se misture ao seu entorno.

Foto: Snøhetta